Início > Artigos > Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?

Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?

Esteira Elétrica | Elíptico | Bicicleta Ergométrica
Sabemos que tanto a esteira , o elíptico e a bicicleta ergométrica são aparelhos comuns hoje em todas as academias e são fáceis de se ter casa, mas qual é a melhor opção para queima de gordura?

Bom, o termo ‘melhor’ é algo extremamente subjetivo, pois nem sempre o que é bom para um pode ser bom para outro, haja vista que algumas pessoas objetivam a queima de gordura, outras o aumento de massa muscular magra, resistência ou até mesmo o aumento de performance.

Tanto a esteira, quanto o elíptico e a bicicleta oferecem seus benefícios, porém tudo dependerá de qual forma tais equipamentos serão utilizados, ou seja, carga, tempo de execução, intervalo, entre outros.

Neste post iremos ressaltar os benefícios que cada equipamento pode agregar para aqueles que desejam perder peso, ou seja emagrecer.

Para emagrecer de forma saudável é importante aliarmos boa alimentação a prática de atividade física regular, os exercícios mais indicados são os aeróbicos, que necessitam de maior oxigenação, e maior consumo de energia, que é proveniente da queima da gordura, que é usada como um combustível.

A esteira, o elíptico e a bicicleta oferecem essa modalidade de atividade, por isso nesse artigo vamos falar dos três citando os principais benefícios dentre outras informações importantes, assim fica mais fácil na hora de escolher qual aparelho comprar ou qual usar na academia.

esteira eliptico bicicleta min Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?

Esteira Elétrica

No tópico sobre esteira elétrica listamos os principais benefícios de se ter uma esteira elétrica, além de auxiliar sobre qual modelo escolher. Abaixo falaremos de forma resumida quais as vantagens que uma esteira ergométrica pode oferecer.

A atividade na esteira é fácil, pode ser feita por pessoas de todas as idades e tem um consumo de energia grande, então a queima de gordura é alto, não é necessário ter um excelente condicionamento físico para começar a fazer, os treinos podem ser iniciados com leves caminhadas e ir progredindo através do aumento da velocidade até atingir corridas mais intensas, além disso, você precisará apenas da esteira, uma roupa adequada e um tênis confortável.

É um aparelho muito comum nas academias, centros fitness e condôminios, e sempre disponível em grandes números, então é bem difícil ter que deixar de fazer atividade porque não tinha uma esteira livre para você, em casa pode ser colocada em cômodos como sala ou quarto sem tomar tanto espaço.

Para caminhar ou correr você recruta grupos musculares muito importantes, principalmente os de membros inferiores, como os músculos da panturrilha, das coxas e dos quadris, para se manter em equilíbrio na esteira você também vai utilizar a musculatura abdominal a da coluna que garantem estabilidade para o tronco.

O treino na esteira melhora o condicionamento físico e gera benefícios para outros sistemas que compõem nosso organismo, como o sistema cardíaco, pulmonar e até o renal, isso porque a frequência cardíaca, que é quantidade de batimentos cardíacos por minutos aumenta, você também vai precisar de mais oxigênio, então vai aumentar a ventilação e as trocas gasosas no pulmão, isso garante maior quantidade de sangue oxigenado circulante, melhor nutrição celular, e maior filtração sanguínea feita nos rins, eliminando maior quantidade de toxinas.
esteiras eletricas min Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?
Para garantir todos os benefícios que o treino na esteira proporciona temos que levar em consideração alguns pontos importantes:

  • Intensidade: pode variar de acordo com o seu condicionamento, o ideal é começar com as caminhadas, mas progredir para corridas, pois quanto maior o esforço, maior será o consumo de energia, queima de gordura e emagrecimento.
  • Regularidade: manter uma continuidade na atividade é essencial, você pode começar praticando três vezes por semana e depois passar a fazer diariamente, assim os benefícios serão cada vez maiores e a perda de peso mais eficaz e duradoura.
  • Postura: é muito importante estar atento também a postura adotada na esteira enquanto caminha, o toque inicial deve ser sempre o do calcanhar, a coluna deve estar alinhada, abdômen contraído e os braços devem se manter ao lado do corpo e em movimentos de balanço, assim você elimina os riscos de lesão e de queda por falta de equilíbrio.
  • Elíptico

    O gasto energético no elíptico pode ser igual ou superior ao da esteira, vai depender da intensidade, regularidade do treinamento, e a carga utilizada que poderá ser aumentada gradativamente, sendo também muito eficaz para a perda de gordura o exercício é fácil e requer também apenas a roupa adequada e tênis confortável.

    Atualmente é outro aparelho fácil de ser encontrado em clubes, condôminos e nas academias e o tamanho dele é ideal para se ter em casa.
    O treino no Elíptico garante igualmente ao de Esteira melhora do condicionamento físico, e os benefícios nos sistemas do organismo, os grupos musculares são recrutados do mesmo modo, com destaque especial para os músculos da coxa, especificamente o quadríceps, que adquire mais força e resistência, pois a contração dessa musculatura é mais exigida para a realização da atividade.
    eliptico min Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?
    O grande diferencial do treino no elíptico é a redução da sobrecarga nas articulações, na corrida por exemplo a articulação do joelho sofre com a quantidade de impacto gerado pelo peso do corpo sobre essa articulação, no Elíptico não ocorre essa sobrecarga, sendo ideal para obesos e também os idosos, que normalmente já possuem uma fragilidade maior nas articulações.

    É importante fazer o treino no Elíptico de forma correta, além da intensidade e regularidade, o posturamento do corpo deve ser feito com atenção, a fim de evitar acidentes, lesões e para obtenção dos resultados desejados, os pés devem tocar por inteiro a plataforma de apoio, os joelhos devem estar alinhados ao quadril, a coluna deve ser mantinha em extensão, os músculos abdominais contraídos, os braços e cotovelo levemente fletidos e as mãos seguras nas barras anteriores do equipamento de forma confortável a fim de efetuar os movimentos necessários livremente durante a execução da atividade.

    Bicicleta Ergométrica

    Se comparado aos treinos em Esteira e Elíptico o gasto energético e como consequência a queima de gordura no treino de Bicicleta Ergométrica convencional é menor, isso porque o esforço é reduzido, uma vez que a postura no equipamento é assentada, mas isso pode variar de acordo com a intensidade e principalmente com carga utilizada durante os exercícios, existe uma modalidade desse exercício chamado Spinning, na qual a queima de gordura é muito grande e pode ultrapassar a da esteira, mas durante execução o profissional que aplica esse tipo de treinamento dita um ritmo muito acelerado, com alternância de cargas baixas e altas e com diversas modificações de posição do corpo, adotando até a postura de pé na Bicicleta, para tanto é necessário possuir um preparo físico melhor, sendo o uso convencional mais indicado para iniciantes e para o uso doméstico.

    No treino de Bicicleta Ergométrica convencional os benefícios para o condicionamento e para os sistemas do organismo também estão presentes, os grupos musculares recrutados têm maior ênfase em membros inferiores, a contração dos músculos das panturrilhas, coxas e quadris são exigidas de forma acentuada o que garantem a essa musculatura maior fortalecimento e resistência.

    O equipamento pode ser usado nas academias sendo um equipamento comum, ou em casa, pois também não ocupa muito espaço.
    E se no treino com o Elíptico o impacto nas articulações é reduzido, no de Bicicleta Ergométrica convencional é praticamente nulo, sendo muito indicado para pessoas obesas, idosos, gestantes, ou pessoas com qualquer limitação ou problemas nas articulações que as impeçam de gerar impactos sobre elas.

    bicicleta ergometrica min Qual o Melhor Elíptico, Esteira ou Bicicleta?

    O posicionamento durante o treino de Bicicleta Ergométrica convencional é igualmente importante como nos demais treinos já citados, os pés devem estar perfeitamente encaixados e apoiados, os joelhos devem permanecer semifletidos, a altura do banco deve ser ajustada de acordo com o tamanho de cada pessoa, afim de evitar lesões no quadril e a coluna deve ficar ereta com leve inclinação anterior, os braços e mãos podem estar apoiadas nas barras para melhorar o controle postural durante a movimentação.

    Com base em todas essas informações você pode agora escolher qualquer um dos três tipos de equipamento que se adequa às suas necessidades, pois de forma correta seja o treino com esteira, elíptico ou bicicleta, você obterá resultados excelente na queima de gordura além dos demais benefícios para saúde e bem-estar.

    Por fim vale ressaltar que antes de dar início a qualquer tipo de atividade é necessário que você procure atendimento especializado para avaliar sua condição física.