Início > Artigos > Uso Correto Da Esteira

Uso Correto Da Esteira

Usando o equipamento corretamente você emagrece em segurança e mantém seu corpo livre de lesões.

Nos dias de hoje a preocupação com a saúde e o cuidado com o corpo tem levado cada vez mais pessoas às academias. Entre as várias opções de exercícios e equipamentos em um ambiente fitness, a esteira ganha destaque por ser considerada uma das principais atividades aeróbicas para perda de peso e o fortalecimento de panturrilhas, glúteos e coxas, além de melhora do sistema cardiorrespiratório.
usar esteira corretamente Uso Correto Da Esteira
Mas é preciso ficar atento e seguir as dicas para usar corretamente a esteira para evitar lesões e um rendimento deficitário da prática esportiva.

PISADA – Saber como pisar na esteira é fundamental, pois o movimento começa pelo calcanhar, passando pela sola até atingir os pés. O calcanhar tem a função de amortecer o impacto da atividade aeróbica. Ao pisar corretamente, você garante o desempenho do exercício e protege os músculos que serão movimentados.

RESPIRAÇÃO – Faça a respiração pelo nariz ou pela boca e mantenha a respiração no mesmo ritmo da caminhada ou corrida. O ritmo deve ser confortável para evitar o desgaste físico e a falta de oxigênio.

APOIO NA BARRA – O apoio na barra pode dar segurança para quem usa a esteira. Mas é preciso posicionar os braços de forma correta – entre 75 e 90 graus – para evitar que as mãos sofram com sobrecarga e até mesmo incômodo na região da lombar.

POSTURA – Mantenha o tronco ereto e no caso da corrida, os braços devem acompanhar o movimento do corpo. Olhe para frente para evitar dores no pescoço. Não projete exageradamente os ombros para frente. Assim você evita contusões.

VELOCIDADE – O recomendado é que você faça uma caminhada ou uma corrida na esteira. Não prejudique o exercício pulando ao invés de correr, porque joelhos e calcanhares podem se lesionar. A cadência do exercício deve respeitar o limite do seu corpo. Em geral, faça uma caminhada rápida entre as velocidades 5 – 6 ou corrida nas velocidades 8 – 9. Lembre-se de intercalar os momentos de caminhada rápida e com a corrida.

ABDÔMEN – O abdômen é figura importante durante o uso da esteira, pois é ele que protege sua coluna da sobrecarga e de futuras lesões. O abdômen deve ficar contraído durante o exercício.

HIDRATAÇÃO – Não esqueça de beber água durante a atividade física. Se hidrate em intervalos de 15 a 20 minutos para ajudar no resultado final da atividade física.

Além das dicas para o uso correto da esteira, é importante se atentar para a escolha do tênis. É preciso que o calçado seja confortável e consiga absorver o impacto da prática esportiva. Consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade e faça uma avaliação física.

Veja Também

Esteira Que Ocupa Pouco Espaço

A esteira Kikos 200iC – 220V é o modelo ideal para quem prefere malhar em …