Início > Artigos > Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer

Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer

Dica para Iniciantes | Tipo de Treino | Programa de Emagrecimento |
Se você quer emagrecer de forma saudável e manter, ou seja, obter resultados duradouros o treino em esteira é um excelente exercício, e com apenas 30 minutos de treinamento é possível alcançar resultados fantásticos.

Claro que a prática de atividade física regular tem que ter como aliada uma boa alimentação, basicamente para emagrecer é necessário que o indivíduo consuma menos calorias do que gasta ou gaste mais energia do que consome.

Atualmente com a correria do dia a dia fica complicado reservar algumas horas para se dedicar às atividades físicas com período de duração prolongado, sendo assim uma ótima alternativa para quem deseja emagrecer e não tem muito tempo disponível é a caminhada ou corrida em esteira, você pode praticar tanto na academia quanto no conforto da sua casa, caso tenha o equipamento, além disso, é uma atividade fácil, pode ser feita por pessoas de todas as idades e a qualquer hora do dia.

Como Começar?

Como já foi dito o treino é fácil, mas para atingir resultados satisfatórios com o treino de 30 minutos de esteira por dia é necessário disciplina e comprometimento, o ideal é praticar pelo menos 5 vezes por semana. Você pode começar o treino de 30 minutos de esteira com caminhada e ir progredindo para a corrida de acordo com a evolução de seu condicionamento e resistência, melhorando sua capacidade.
comecar usar esteira min Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer

Esteira Para Iniciantes

Para quem é sedentário ou nunca fez esteira antes, além da correta adaptação ao equipamento, o uso de roupas e um tênis adequado é importante se ater a intensidade da atividade, se você começar treinar hoje e fazer um grande esforço, atingindo a sua capacidade máxima, é bem provável que amanhã você se sinta cansado de mais e não queira nem voltar a realizar o exercício.

Então vamos com calma

Uma das maneiras mais fáceis de acompanhar o progresso no treino de 30 minutos de esteira é através da frequência cardíaca, que é quantidade de batimentos cardíacos por minuto.

Todos as esteiras disponíveis no mercado atualmente possuem um frequencímetro, e te mostra o valor da frequência cardíaca e tempo real, algumas possuem uma presilha que você coloca nos dedos, e outras medem a frequência cardíaca através do contato de suas mãos com as barras de alumínio próximas do painel eletrônico da esteira, onde é apresentado os valores.

O primeiro passo então é calcularmos o valor da frequência cardíaca máxima prevista para sua idade, o cálculo é bastante simples, usamos o valor de 220 como referência.

Exemplo: Se você tem 25 anos, calculamos 220 – 25 = 195 batimentos cardíacos por minuto.

O resultado equivale ao valor máximo de frequência cardíaca prevista para que uma pessoa com 25 anos de atinja 100% da sua capacidade física.
Sabendo disso vamos realizar o treino de 30 minutos de esteira baseado nesse valor.

Tipos de Treino

Treino Leve

Para dar início ao treino de 30 minutos de esteira o ideal é realizar caminhadas leves, calculamos o valor de 50% da capacidade máxima, podemos fazer uma regra de três simples para obter o valor.
treino leve esteira min Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer

50% da capacidade máxima é 97,5 batimentos cardíacos por minuto.

Antes de iniciar você verifica o valor de sua frequência em repouso, no decorrer da atividade ao atingir a frequência estimada de 50% da máxima prevista para sua idade você apenas mantém a velocidade e carga constante até o final dos 30 minutos de esteira, não ultrapassando essa porcentagem.

Treino Moderado

Para evoluir no treino de 30 minutos de esteira você calcula 85% da sua capacidade e repete o procedimento, ao tingir o valor de frequência estimado se mantém nesse limite durante a atividade.

Para elevar a frequência cardíaca é necessário que ocorra o aumento de esforço, que é possível através da suspensão da carga da esteira e velocidade, ou inclinação da rampa.
esteira uso moderado min Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer

Treino Intenso

Nesse caso a referência será equivalente a 95% da sua frequência cardíaca máxima, ao atingir esse valor você já estará no nível máximo de sua capacidade.
treino leve min Treino de 30 Minutos de Esteira para Emagrecer
É possível também realizar treinos intercalados, iniciar com treino leve nos primeiros 10 min, depois fazer 10 min moderado e 10 min intenso, ou 15 min moderado e 15 min intenso.

Quanto mais próximo da sua capacidade total, maior será o seu esforço físico e consequentemente maior o consumo energético do seu corpo, assim a queima de gordura se torna mais eficaz e mais rápida.

O treino de 30 minutos de esteira além de garantir a perda de peso garante outros benefícios para sua saúde como a melhora da circulação e eficiência do pulmão, combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar, diminui a sonolência, controla a vontade de comer, previne doenças cardíacas, diabetes dentre outros.

Sabendo de todas as vantagens que o treino 30 minutos de esteira proporciona o que você está esperando para começar ainda hoje?

Dica Bônus: Programa de Emagrecimento

Uma boa alternativa para quem busca emagrecer de forma saudável e robusta é mesclar a prática de atividades físicas, hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada, entretanto há fatores que poderão auxiliar todo processo, consequentemente melhorando e otimizando os resultados alcançados.

Uma ótima opção disponível no mercado é o curso Q48 (Queima de 48 horas) do Vínicius Possebon.
Deixaremos o link do curso para mais informações. Detalhe: Adquirindo o curso pelo site Kahle o usuário poderá resgatar parte do valor investido através do sistema de cashback.