Início > Artigos > Esteira Elétrica – Batimentos Cardiacos

Esteira Elétrica – Batimentos Cardiacos

Avaliar

Fazer exercícios em casa e sair do sedentarismo é uma atitude saudável e que pode oferecer diversos benefícios a saúde. No entanto, é preciso que tudo seja feito da forma correta, com conhecimento, para que a pessoa não acabe se machucando ou prejudicando a própria saúde.

Antes de se aventurar em uma esteira ou bicicleta ergométrica, é fundamental realizar uma análise sobre as suas condições físicas. Isso pode ser feito em um médico ou com um professor de educação física, que são os profissionais responsáveis por te guiar nesse processo.

Os batimentos cardíacos são um grande indicativo sobre o estado de sua saúde e sua atual forma física. É normal, por exemplo, que uma pessoa sedentária, que não pratica exercícios há anos, não consiga correr mais do que cinco minutos na esteira. O coração dispara e, então, vem o cansaço, a falta de ar e outros sintomas.
esteira eletrica com batimentos cardiacos Esteira Elétrica   Batimentos Cardiacos

Como começar?

Feita a análise sobre a sua condição física, caso você tenha condições de fazer exercícios na esteira, o ideal é que você comece aos poucos. Se a sua esteira não tiver o sistema de monitoramento cardíaco acoplado em sua estrutura, é indicado que você tenha um monitor para verificar seus batimentos durante o exercício.

Você pode começar com a esteira fazendo exercícios cinco dias por semana. Na primeira semana, se faz muito tempo que não pratica exercícios, faça atividades por 5-10 minutos. Na segunda semanas, caminhe e corra por 15 minutos. E, assim, vá aumentando o tempo de duração dos exercícios até chegar aos 40 minutos.

Não use a esteira em casa por mais de 40 minutos, que é o tempo limite indicado pelos especialistas. Além disso, fique sempre de olho na sua frequência cardíaca durante a caminhada ou corrida.

Como verificar minha frequência cardíaca ideal?

Para medir a frequência cardíaca que será saudável para você durante a atividade física na esteira, você pode utilizar uma fórmula específica.

Fórmula = 220 – (idade); feito isso, encontre 75% do valor, e esse é o seu resultado.

Se você tem, por exemplo, 40 anos de idade, a fórmula seria: 220 – 40 = 180; e 75% de 180 = 135. Assim sendo, a sua frequência cardíaca ideal durante os exercícios é de 135 batimentos.