Início > Artigos > Esteira Elétrica Travando? Saiba Como Resolver.

Esteira Elétrica Travando? Saiba Como Resolver.

A esteira ergonômica é um equipamento composto por vários componentes que precisam de manutenção constante para um funcionamento correto. Entre os itens, está a correia, que, em decorrência do tempo de uso, pode apresentar sinais de desgaste e interferência também no bom desempenho e na saúde de quem utiliza a esteira. Vários são os motivos para o travamento da esteira como a falta de lubrificação e ausência de ajustes. Sua esteira está travando? Veja o que pode ser feito.

Comece ligando a esteira em uma velocidade baixa para verificar o funcionamento do equipamento. Depois, procure por rachaduras, uma vez que tais fissuras comprometem no bom funcionamento do equipamento. Se esses problemas não forem identificados, desligue a esteira e inicie a lubrificação. Consulte seu manual do usuário para saber as especificações do produto antes de iniciar o processo de lubrificação da correia da esteira.
esteira travando Esteira Elétrica Travando? Saiba Como Resolver.
Feito isso, inicie a retirada dos parafusos e correia e aplique o lubrificante em todos os filetes e roletes, começando próximo do centro e terminando nas proximidades da borda da plataforma.

Detalhe

É importante que a limpeza das peças seja realizada antes da fixação nos respectivos lugares. O produto aplicado na esteira pode ser adquirido diretamente em lojas que vendem equipamentos esportivos ou pela internet.

Terminada a fase do lubrificante, é hora de testar o equipamento. Recoloque a correia no lugar e certifique-se de que todos os parafusos estão em seus devidos lugares. Ligue a esteira e deixe funcionando por aproximadamente cinco minutos na velocidade mínima.

A tração da correia também deve ser verificada. Localize os parafusos na parte frontal ou traseira e afrouxe as partes, girando em sentido anti-horário. Em caso de frouxidão, gire no sentido contrário e centralize os parafusos do alinhamento; localizados nas laterais. Para chegar a um resultado satisfatório, deixe a esteira ligada por cinco minutos.

Siga essas orientações e fique atento. A vida útil da correia, em geral, é de 12 a 18 meses. O excesso de aplicação do lubrificante – que costuma ser silicone – pode danificar o motor e causar um curto-circuito. Nunca use produtos inapropriados para o procedimento, como vaselina, óleo, graxa ou cera.