Início > Artigos > Esteira causa impacto nos joelhos?

Esteira causa impacto nos joelhos?

Fazer exercícios físicos em uma esteira é uma ótima maneira para manter a forma, queimar calorias e evitar o sedentarismo.
Seja em uma academia ou até mesmo no conforto do lar, as esteiras são aparelhos bastante úteis para qualquer pessoa que tem a intenção de perder massa corporal. Afinal, a maioria delas conta com elementos que monitoram batimentos cardíacos e condicionamento físico. Além disso, todas são ideais para que a chuva ou os dias frios não interrompam a sua rotina diária de exercícios. No entanto, ainda que apresente inúmeras vantagens, a prática inadequada de atividades físicas em uma esteira pode acarretar sérios transtornos ao corpo.

A má postura, bem como as maneiras equivocadas ao realizar as pisadas, causa alguns malefícios em nervos, tendões e músculos. Um desses transtornos é o impacto nos joelhos. Por isso, para que uma atividade saudável não se torne motivo para problemas, vale a pena evitar alguns equívocos na hora de subir na esteira.

Cotações Esteiras Elétricas

Cotação
Onde Encontrar
Consultar Preço
Netshoes Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
carrefour Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
Walmart Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
centauro Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
ponto frio logo Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
casas bahia logo Esteira causa impacto nos joelhos?
Consultar Preço
extra logo Esteira causa impacto nos joelhos?

Os passos certos para o exercício

Um dos erros mais comuns cometido por quem corre nas esteiras são os passos largos na corrida. Além disso, passos que fazem o praticante quase saltar também não são recomendados, já que assim eles aumentam de forma significativa o impacto nos joelhos.

esteira joelho Esteira causa impacto nos joelhos?

Outro fator de lesões é a pisada errada. A maneira correta de caminhar ou andar na esteira consiste em pisar inicialmente com o calcanhar, fazendo com que toda a sola dos seus tênis toque a superfície da esteira. A vantagem de pisar corretamente provoca a redução do incômodo impacto nos ligamentos.
Mas não apenas de pisadas adequadas deve ser baseada a prática de exercícios na esteira. O ritmo equilibrado da respiração também é algo que deve ser levado em conta.

O ritmo da respiração pode ser efetuado pela boca ou pelo nariz, desde que ele seja em um ritmo suave, garantindo assim fôlego para completar as séries de exercícios.

Detalhes

Outro aspecto importante é a postura dos braços e mãos. É errôneo andar ou correr na esteira apoiando o braço na barra do aparelho. O ideal é manter os braços em um ângulo de 75 graus, garantindo equilíbrio sem deixar o impacto dos exercícios recair sobre os punhos.

O abdômen deve estar o tempo inteiro contraído, evitando assim sobrecarregar a coluna. Além disso, é recomendável praticar os exercícios ingerindo, esporadicamente, alguns goles de água, pois assim é possível evitar a desidratação.
Por fim, é importante manter, na hora da corrida, o corpo reto, pois a mínima inclinação sobrecarrega as pernas e a coluna.

Portanto, ao seguir essas dicas, você garante horas de exercícios saudáveis, fazendo render o seu tempo na esteira.