Zootecnia
O profissional de Zootecnia trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade de derivados de animais, como leite e ovos.
Cursos Relacionados
Curso – DEIXA A VACA PARIR
Farmacologia Aplicada na Bovinocultura
Avicultura de Corte e Postura: Da Teoria à Aplicação Prática
Quem deseja seguir a carreira de Zootecnia deve, acima de tudo, gostar muito de animais. Afinal, o bem-estar deles está em primeiro lugar. Mesmo na hora do abate, o zootecnista procura a forma que minimize o sofrimento do animal, mas que também não prejudique a qualidade da carne.
Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal.
O curso de Zootecnia
O primeiro curso de Zootecnia do Brasil foi fundado em 1966 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
O curso de Zootecnia entre 4 e 5 anos e para concluir a graduação é obrigatório fazer um estágio supervisionado
O Mercado de Trabalho em Zootecnia
O mercado de trabalho para o Zootecnista é bastante forte na região Centro-Oeste, onde se concentra boa parte das fazendas do país, mas há oportunidades em todas as regiões do País.
Se você deseja trabalhar nas regiões Sul e Sudeste, o campo é promissor em pesquisas em laboratórios, empresas que exportam produtos de origem animal, grandes frigoríficos ou ainda em zoológicos.
Uma grande empregadora de profissionais formados em Zootecnia é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que seleciona funcionários para trabalhar com pesquisas e projetos.