Umectação

umectação

Cabelo de Milhões em Casa

Aprenda a fazer cronograma capilar, umectação e pré poo

O QUE É A UMECTAÇÃO?

Basicamente, a umectação é uma técnica que busca nutrir e fortalecer o cabelo através da aplicação de óleos vegetais. É possível escolher vários tipos de óleo diferente, desde o conhecidíssimo óleo de argan até o próprio azeite de oliva, acredite se quiser.

O objetivo da umectação é repor os nutrientes que estão faltando no cabelo, e com isso devolver o brilho natural às mechas. Supostamente essa é uma técnica surgida na Índia, e muito antiga. O uso de óleos naturais de várias origens é o que deixa o cabelo das indianas tão bonitos e sedosos. Hoje em dia, a indústria de cosméticos também já vende os óleos prontos para uso e com os princípios ativos certos para devolver o brilho e a força ao seu cabelo.

Todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespíssimos, podem se beneficiar da umectação. Porém, esse procedimento é particularmente importante nos cabelos crespos, como a gente vai explicar daqui a pouquinho. A umectação também pode integrar o seu cronograma capilar.

Vale lembrar que, se o seu cabelo é naturalmente oleoso, pode não ser a melhor ideia fazer a umectação. Isso porque óleo em excesso pode deixar o cabelo pesado e com uma aparência de sujo. Então, deixe para buscar a umectação se você perceber que seu cabelo está ressecado e sem brilho, ou com bastante frizz.

O legal é que o processo é bem simples, como a gente vai lhe contar mais para frente. De forma geral, ele envolve poucos passos, e dá para fazer a umectação comum ou a umectação noturna. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, então vai do que você preferir.

Você pode optar por fazer a umectação caseira, pois é realmente muito facinho, e aí você só precisa investir nos óleos. Porém, se você quiser se mimar um pouquinho e ter alguém que faça isso por você, conheça nosso tratamento e faça uma umectação profissional na loja mais perto de você!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO?

Para começar a entender por que a umectação é benéfica para o cabelo, o primeiro passo é estabelecer a diferença entre hidratação e umectação. Quando você faz uma hidratação, a ideia é dar água para o cabelo que está muito seco, o que já ajuda a começar a reduzir o frizz e dar uma aparência mais saudável às suas mechas. Esse processo também é super importante, por isso a gente já deu dicas sobre ele aqui.

Porém, a umectação em si tem um objetivo diferente. Ela serve para oferecer os nutrientes que estão faltando ao cabelo. De certa forma, ela é um procedimento de nutrição, não de hidratação. Esse procedimento inclusive pode e deve ser feito na etapa de nutrição do seu cronograma capilar.

Vem com a gente que vamos lhe contar três dos principais benefícios que a umectação frequente pode trazer ao seu cabelo.

1 – O benefício mais óbvio e importante da umectação é o fortalecimento do cabelo. Com a nutrição mais intensa, os fios ficam muito mais saudáveis e fortes. Assim, você evita a queda excessiva e as pontas duplas, grandes inimigos de um cabelo bonito.

2 – Sabe outra coisa que acontece quando o seu cabelo está mais saudável? Ele cresce muito mais rápido. Então, fazer a umectação nos fios é uma ótima ajuda que você pode dar para dar um up na velocidade e ficar com aquele cabelão enorme!

3 – A umectação também é responsável por fazer a saúde e boa aparência dos fios durar mais tempo. Isso porque a aplicação de óleo faz com que as cutículas do fio sejam seladas. Assim, a hidratação e a nutrição ficam ativas por um período maior, e a saúde do cabelo dura mais.

Percebeu as principais vantagens da umectação para a saúde do seu cabelo? Legal! Então agora a gente vai falar de forma mais específica sobre as cacheadas e crespas e os benefícios da umectação para esse tipo de cabelo. Vem com a gente!