Início > Outros Equipamentos > Elipticos > Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo

Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo

O aparelho elíptico trabalha diversas partes do corpo, entretanto neste artigo iremos destacar os principais grupos musculares e como o respectivo aparelho beneficia cada grupo muscular . Os grupos musculares são os seguintes:
Tronco | Braços | Quadril | Coxas | Panturrilhas | Onde Cotar
O Elíptico é muito utilizado atualmente na prática de atividades físicas aeróbicas, já é possível encontrar esse equipamento em todas as academias e o uso doméstico também é bem comum, por se tratar de um aparelho que não ocupa muito espaço e oferecer uma atividade que pode ser feita facilmente por pessoas de todas as idades e a qualquer horário do dia, além disso para praticar exercícios com o aparelho Elíptico você vai precisar apenas de uma roupa confortável, tênis adequados e uma dose de energia.

O exercício no Elíptico como já foi dito é utilizado para atividades aeróbicas, que possuem um alto índice de consumo de energia, e como consequência a queima de gordura. O treino melhora a capacidade funcional, a circulação sanguínea e oxigenação, trabalha de forma ativa e fortalece a musculatura de diversas partes do corpo.

grupo muscular eliptico min Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo

Tronco

No Elíptico para realizar atividade ficamos em postura ortostática, ou seja, de pé, assim sendo existe uma demanda de equilíbrio e estabilidade de tronco, até porque serão feitos movimentos de braço e perna e o tronco tem que se manter ereto, exigindo trabalho muscular, por isso os músculos da coluna são ativados e os do abdômen devem permanecer em contração.

Braços

No Elíptico os braços e cotovelos ficam ligeiramente fletidos, as mãos apoiadas segurando nas barras que ficam a frente, durante a execução do exercício os braços se movimentam para frente e para trás, esse movimento garante trabalho da musculatura dessa região como trapézio, deltoide, bíceps e tríceps.

Quadril

O quadril é uma área que se movimenta muito durante o treino no Elíptico, pois as pernas também fazem assim como os braços movimentos para frente – flexão de quadril, e para trás extensão de quadril, trabalhando bastante os músculos responsáveis por esses movimentos, na parte anterior os principais são o reto femoral e ilipsoas, na parte posterior o glúteo máximo (bumbum).

Coxas

Foco total no trabalho que é feito na musculatura dessa região que aliás é a principal, em especial o quadríceps que é responsável por vencer a maior parte da resistência gerada pelo aparelho para executar o movimento, ele se localiza na região anterior. Na parte posterior temos os Isquiotibiais que também são bastante trabalhados, o fortalecimento da musculatura da coxa garante um belo par de coxas torneadas e também contribui para a estabilidade articulação do joelho.

Panturrilhas

A musculatura dessa região também é trabalhada durante o treino no Elíptico, principalmente gastrocnêmico e sóleo, nessa área temos veias muito importantes que auxiliam o retorno venoso, que nada mais é do que a volta do sangue que desceu para as pernas para o coração, melhorando a circulação nessa região, prevenindo até mesmo o aparecimento de varizes.

De forma geral o Elíptico trabalha a musculatura de todas as regiões do corpo, principalmente as da coxa, com destaque para o quadríceps.

O Elíptico realiza uma simulação de caminhada ou corrida dependendo da velocidade que você aplica, a grande vantagem comparado a outros equipamentos como a Esteira por exemplo é que o impacto nas articulações principalmente de membros inferiores como as do joelho é reduzido, assim a chances de lesão é menor, sendo muito indicado o uso desse equipamento para obesos devido ao peso excessivo sobre as articulações durante o esforço físico e idosos pelo fato de que a grande maioria já apresenta desgaste nas articulações.

Para iniciantes é indicado que os treinamentos feitos com esse equipamento sejam realizados em velocidade e cargas menores e aumentadas de acordo com a evolução de seu condicionamento físico.

Ressaltamos ainda que antes de iniciar qualquer exercício físico é importante procurar um profissional para realizar uma avaliação das condições gerais do seu organismo.

Onde Cotar

Veja as principais lojas do mercado nacional para aquisição de elípticos profissionais e residenciais.

Cotação
Onde Encontrar
Consultar Preço
Netshoes Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
centauro Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
carrefour Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
ponto frio logo Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
casas bahia logo Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
Walmart Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo
Consultar Preço
extra logo Elíptico Trabalha Qual Parte do Corpo