Capa > Elíptico – Guia de Compra

Elíptico – Guia de Compra

A mais nova onda do verão, que já está ganhando cada vez mais espaço nas academias e nas casas de quem procura ter um aparelho para a prática de exercícios com bons resultados, esforço consideravelmente baixo e segurança para o corpo, o aparelho elíptico é o grande filão quando estamos falando de exercícios hoje em dia. Os motivos são muitos: com uma estrutura de exercícios muito semelhantes ao das esteiras , o aparelho elíptico tem a vantagem de ser consideravelmente mais compacto ajudando a praticar um exercício mais simples, prático e que ainda ajuda a exercitar mais partes do corpo do que só os membros inferiores, como as esteiras.

Na verdade, semelhante a qualquer tipo de aparelho para a realização de atividades físicas, o resultado obtido depende menos da qualidade do aparelho e muito mais do esforço do praticante. É a sua constância, o seu interesse em criar planos de treino e o a sua força de vontade para chegar aos objetivos traçados. Ainda assim, através do aparelho elíptico, pode ficar muito mais fácil conseguir chegar a esses objetivos, principalmente com a estrutura do aparelho, que é feito para priorizar a busca por melhores resultados com exercícios o mais simples o possível.

Elíptico versus esteira e bicicleta

Quando você começa a pesquisar a respeito de aparelhos elípticos, é praticamente impossível não encontrar ou mesmo fazer algum tipo de comparação entre as esteiras eletrônicas ou mesmo as bicicletas ergométricas. Tal comparação faz total sentido, já que todos esses aparelhos têm o mesmo objetivo de se fazer mesmo, que é uma atividade física que ajude a ativar o sistema respiratório e melhorar a circulação sanguínea ajudando a emagrecer e a perder peso. Porém, as comparações devem ser feitas com certas ressalvas, já que as atividades são diferentes e, como tal, agem de maneira diferente no organismo. Na verdade, podemos dizer que as semelhanças desses aparelhos são os seguintes:

• Exercícios monitorados por telas com informações técnicas;
• Práticas de exercícios de dificuldade leve ou moderada;
• Exercícios que podem ser feitos em casa ou em academia mas de maneira confortável;
• Ativação da circulação sanguínea e do sistema cardiovascular;
• Aquecimento e atividades iniciais para atividades físicas mais pesadas;
• Resultados seguros de emagrecimento.

Detalhes

Porém, o que é importante de se lembrar é que o nível de trabalho de cada um desses aparelhos é diferente entre si, sendo que os resultados obtidos de acordo com o tempo de atividade em cada um dos aparelhos varia consideravelmente, além de mudar também os grupos musculares trabalhados, o que pode influenciar nos resultados finais e nos objetivos possíveis. Nesse sentido, o aparelho elíptico é o mais completo.

Enquanto as esteiras elétricas e as bicicletas estão focadas em trabalhar principalmente os membros inferiores, o aparelho de elíptico tem uma estrutura que trabalha os membros inferiores e superiores, dividindo a carga e ajudando inclusive a fortalecer o corpo como um todo, de maneira prática e saudável, como os exercícios devem sempre ser.

Diferenciais

Na verdade, os benefícios oferecidos para o corpo através do uso do aparelho elíptico são muito semelhantes aos obtidos com a prática da natação. Apesar de os exercícios na água oferecerem também trabalho nos órgãos internos por conta da pressão da água, o aparelho elíptico oferece os mesmos tipos de desenvolvimento do sistema respiratório, das pernas, dos braços, da região abdominal, das costas, do pescoço, mãos e pés. Ou seja, enquanto você pratica exercícios com um aparelho elíptico, você está fazendo atividades para o corpo todo.

Aprendendo a escolher o seu aparelho elíptico

Um aparelho elíptico pode ter a roda na frente e a roda na parte traseira do aparelho. Na verdade, a diferença entre esses dois modelos é o tamanho da passada. Enquanto o modelo com a roda na frente tem uma passada maior, a roda na parte de trás oferece um exercício de passadas mais curtas, o que pode ser prejudicial em alguns casos. Para comparar a diferença entre esses dois modelos, basta dizer que o modelo com rodas na frente são mais caros para saber que ele oferece um exercício mais completo. Com passadas maiores, é mais fácil mudar o nível da atividade, variando caminhadas intensas com exercícios regenerativos menores, o que ajuda a recuperar o corpo após atividades intensas.

Cotação de Compra

Cotação
Onde Encontrar
Consultar Preço
Netshoes Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
carrefour Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
ricardo logo Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
centauro Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
casas bahia logo Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
ponto frio logo Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
Walmart Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
extra logo Elíptico Guia de Compra
Consultar Preço
beefitness Elíptico Guia de Compra
Os modelos de aparelhos elípticos com rodas atrás tendem a oferecer na verdade uma variação dos exercícios originais que o aparelho elíptico oferece. Enquanto o exercício original desse tipo de aparelho é feito para conseguir executar movimentos retos, como se estivessem sendo feitas caminhadas em linha reta sem inclinações ou desvios, os aparelhos elípticos de roda traseira oferecem exercícios um pouco mais “agressivos”, com o corpo levemente inclinado e de maneira a trabalhar mais com os efeitos da gravidade, o que ajuda a trabalhar principalmente a região abdominal, os músculos peitorais e a região do pescoço. Apesar de oferecer exercícios para mais partes do corpo, como a passada desse modelo é menor, eles tendem a não ter um exercício meio termo, ou seja, que exercícios de nível moderado para quem está saindo do padrão iniciante e indo para os exercícios que exigem mais experiência.

Ajustando o nível do corpo e do aparelho

Um outro ponto bem importante nos aparelhos elípticos é que existem alguns modelos que não oferecem aqueles recursos de ajuste em tela da atividade, o que pode significar que a prática dos exercícios analógicos podem não ter um ajuste tão simples, prejudicando bastante o avanço e a progressão dos exercícios. Com isso, o ideal é que você faça uma série baseada no tempo, trabalhando em exercícios intercalados em períodos de tempo com um descanso entre as séries. Como o aparelho elíptico oferece exercícios que ajudam a aquecer, o ideal é tentar fazer exercícios de 5 a 7 minutos com descanso entre 2 ou 3 minutos. Com isso, a realização de 3 séries vão garantir que em cerca de 20 minutos você já tenha a carga necessária de atividades diárias.
eliptico Elíptico Guia de Compra
É claro que se o seu caso é outro, e o seu aparelho elíptico permite ajustes de pressão, de força e de controle de tempo, batimento cardíaco e objetivos, você deve usar todas as opções disponíveis ao seu dispor. Apesar de começar com o nível 1 de exercício, tente fazer atividades cada vez mais desafiadoras: o nível 3 ou 4 de pressão tendem a já oferecer uma dificuldade grande e bons resultados, mesmo com período curtos de treino. É claro que se você estiver usando níveis mais altos de dificuldade, acompanhe sempre os seus batimentos cardíacos, para ter certeza de que o corpo não está dizendo que você está exagerando e fazendo algo mais extremo do que está preparado.

Quer queimar quanto?

É claro que a maioria das pessoas usa o aparelho elíptico com o objetivo de emagrecer. E nesse sentido, vale lembrar de uma regra básica: quanto mais você pesa, mais calorias você queima em cada sessão de treino. Como tal, enquanto você estiver percebendo a progressão e a perda de peso, vai perceber também que os resultados parecerão cada vez menores. Acontece que isso tem outra diferença: conforme você melhora suas atividades e perde peso, mais tempo e melhores resultados você vai conseguir, podendo fazer atividades mais pesadas e rápidas, com cargas mais intensas.

De quanto estamos falando quando dizemos que dá para perder peso com um aparelho elíptico? Varia de acordo com seu peso, suas características físicas e o seu nível de sedentarismo, mas utilizando a média, são 500 calorias em 30 minutos de atividades físicas. Em uma dieta de 2000 calorias diárias, significa que você estará com 1500 calorias para o corpo utilizar durante o dia, o que é pouco, também levando em conta a média, porém, como a tendência é termos calorias excedentes em forma de gordura, é possível conseguir queimar 14.000 calorias em um mês, o que significa muito no resultado final na balança.

Contribuição


Contribuição: Fitnessboutique

2 comentários

  1. Quero comprar elíptico, porém não quero comprar pela Internet, gostaria de saber em quais lojas físicas encontro ele para comprar

  2. Tal detalhe dependerá da localidade. A vantagem de compra online é a disponibilidade e variedade de marcas, lembrando que grande parte dos lojistas entregam em todo Brasil. Lembramos que indicamos somente lojas de alta credibilidade.

Deixe uma resposta